Tremor deixa mais de 100 pessoas mortas no México - NOVA CRUZ EM FOCO

Post Top Ad

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Tremor deixa mais de 100 pessoas mortas no México


Mais de 100 pessoas morreram ontem, no México, após um terremoto de 7,1 graus de magnitude sacudir a região central do país. O número de vítimas fatais cresce a todo momento. Ainda há muitos desaparecidos e não há energia elétrica nas cidades mais atingidas. O tremor ocorreu justamento no dia em que os mexicanos faziam treinamentos práticos para aprender a lidar com situações extremas, como os terremotos, na capital do país, a Cidade do México. Doze dias atrás, outro tremor, ainda mais forte – de 8,2 graus de magnitude – atingiu a costa Sul do país e deixou um rastro de destruição e 119 mortos.

O tremor de ontem deixou ao menos, 54 mortos no Estado de Morelos. Outras 26 pessoas morreram no Estado de Puebla, conforme anunciado pelo governo local na primeira contagem. O governador do Estado do México, Alfredo del Mazo, disse que mais 39 vítimas morreram no Estado (30 na Cidade do México), mas havia pessoas presas em vários edifícios que desmoronaram. O prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, disse que pelo menos 44 prédios ruíram e as equipes de resgate haviam retirado entre 50 e 60 pessoas com vida dos escombros.
O fenômeno sacudiu edifícios e causou pânico, levando as pessoas a correr para as ruas. O tremor ocorreu no mesmo dia em que se completa 32 anos do terremoto de 8,1 graus que deixou ao menos 10 mil mortos na capital mexicana. O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, acionou o Comitê Nacional de Emergências. Ele cancelou um evento em Oaxaca e sobrevoria de helicóptero a capital para acompanhar a situação.
Equipes de resgate escavavam entre os escombros das construções em busca de vítimas. Curiosos aplaudiram quando uma mulher foi retirada de um edifício que ruiu e os socorristas logo pediram silêncio para tentar ouvir pedidos de socorro. Fachadas de prédios também ruíram sobre pedestres e carros, muitos com pessoas dentro. O abalo causou cortes no fornecimento de energia, vazamento de gás, interrupção no serviço de telefonia e a suspensão do funcionamento do metrô.
No sul da capital, em Coyacán, a Igreja de São João Batista sofreu danos em uma de suas torres e a paróquia de São Bernardino, em Xochimilco, desabou. Nesse bairro, um vídeo nas redes sociais mostrava o forte movimento das águas dos canais. Uma forte onda foi de um lado a outro, revolvendo as tradicionais águas onde moradores e turistas passeiam em barcos enfeitados.
Em todas as zonas afetadas pelo tremor houve danos nos edifícios. Muitos ruíram por inteiro. As sacadas de alguns se desprenderam com o intenso movimento telúrico. As aulas foram suspensas, assim como a sessão da Bolsa de Valores, para garantir a segurança. O serviço de emergência informou que o Aeroporto Internacional Benito Juárez suspendeu as operações após o abalo, pois teria registrado rachaduras no chão.

O Centro Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) estimou a magnitude do tremor em 7,1, enquanto o Instituto Sismológico do México o calculou em 6,8, e informou que o epicentro foi registrado a 51 quilômetros de profundidade a 7 km a oeste de Chiautla de Tapia, entre o Estado de Puebla e o de Morelos. “Estou consternada, não consigo conter o choro, é o mesmo pesadelo de 1985", disse Georgina Sánchez, de 52 anos, que chorava em uma praça. No dia 19 de setembro de 1985, um terremoto matou mais de 10 mil pessoas na Cidade do México.

Número de vitimas

Até as 22h de ontem, o número de vítimas fatais confirmadas pelos órgãos federais mexicanos chegava a 119;

Como o fornecimento de energia foi cortado na maioria dos locais atingidos e as equipes de resgate não conseguem atender ao elevado número de ocorrências, mais mortes deverão ser registradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad